Eventos

Nesta página serão disponibilizados links e descrições de eventos na área de Engenharia e Ciências dos materiais bem como oportunidades. Fique atento e não se esqueça de se increver e divulgar o programa !

Premiações

Prêmio José Reis - Categoria Pesquisador e Escritor.

O CNPq apresenta, em 2019, a 39ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica com o objetivo de revelar e reconhecer grandes nomes que contribuem significativamente para a divulgação científica no Brasil. Inscrições abertas até o dia 22 de abril de 2019. Para dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 61 3211-9409 ou 9410.

Mais informações: http://www.premiojosereis.cnpq.br/web/pjr/premiacao

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018

O Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia foi criado em 1998 e é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e conta com o apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Mais informações: http://www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct#inscrevase

Congressos e Simpósios

Prezados colegas,

A comissão organizadora do Simpósio F - Organic Electronics and Bioelectronics: Fundamentals, Applications and Emerging Technologies do XVIII Brazil MRS Meeting (SBPMat) gostaria de convidá-los a submeterem seus trabalhos para este simpósio, o qual conta com uma lista admirável de invited speakers.

Lembrando que o evento será realizado na cidade de Balneário Camboriú, SC, de 22 a 26 de Setembro de 2019.

O período para submissão de abstracts já teve início e se encerra no dia 15 de Abril. Os melhores trabalhos de cada simpósio (1 oral e 1 pôster) apresentados pelos estudantes serão premiados. Para participar do prêmio o estudante deve submeter também um resumo estendido. Maiores detalhes podem ser encontrados no site do evento:

Oportunidades

Oportunidade de doutorado direto em Crescimento e Caracterização de Monocristais com bolsa FAPESP na UNIFESP

Local: Grupo de Materiais Multifuncionais e Sensores (GMMS) / Instituto de Ciência e
Tecnologia / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / São José dos Campos - SP

O projeto, financiado pela FAPESP - MATERIAIS MULTIFERRÓICOS E FERROELÉTRICOS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA: Síntese, Propriedades,Fenomenologia e Aplicações.

(Processo FAPESP: 2017/13769-1), tem uma bolsa de Doutorado Direto para pesquisas em:

1-) Crescimento e caracterização de monocristais ferroelétricos/piezoelétricos.

Da aplicação e prazos:
A inscrição neste processo seletivo deve ser encaminhada para o seguinte endereço:
No campo “assunto” do e-mail deve constar a referência "Candidato a Bolsa de
Doutorado Direto". Os candidatos interessados devem enviar os seguintes documentos (como um único arquivo PDF):
a-) Histórico Escolar completo do seu curso de graduação (incluindo reprovações, quando for o caso);
b-) Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado);
c-) Nome completo e endereço de e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a).

* Encerramento das inscrições: 22/11/2019;
* Escolha do candidato até 06/12/2019;
* Envio para a FAPESP da indicação do candidato: 09/12/2019;
* Início das atividades: março de 2020.

Perfil do candidato:
Desejável formação acadêmica em Física; Química; Engenharia de Materiais;
Engenharia Química ou Bacharelado Interdisciplinar na área de exatas.

Da Bolsa: http://www.fapesp.br/bolsas/dd
Destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o  esenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. A solicitação de bolsa de doutorado direto pode ser apresentada antes do término do curso precedente (graduação) ou quando de passagem do mestrado para o doutorado direto, respeitando-se os prazos definidos pela FAPESP, mas a apresentação dos comprovantes correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na bolsa.
A FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de doutorado, prioriza candidatos que tenham recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração do curso, com excelente histórico escolar e,  referencialmente, com experiência comprovada de estágio de iniciação científica.

Observações:
1-) Para a implementação da bolsa, o candidato selecionado deverá:
a-) Ingressar como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UNIFESP. Há duas formas de ingresso: Processo seletivo tradicional ou
Processo seletivo extraordinário.
extraordinario

b-) Ter a sua indicação como bolsista aceita pela FAPESP.

Dúvidas ou maiores informações:
Prof. Manuel Henrique Lente

Campus Diadema