Eventos e Oportunidades

Nesta página serão disponibilizados links e descrições de eventos na área de Engenharia e Ciências dos materiais bem como oportunidades. Fique atento e não se esqueça de se inscrever e divulgar o programa!

Oportunidades

Oportunidade de doutorado direto em Crescimento e Caracterização de Monocristais com bolsa FAPESP na UNIFESP

Local: Grupo de Materiais Multifuncionais e Sensores (GMMS) / Instituto de Ciência e
Tecnologia / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / São José dos Campos - SP

O projeto, financiado pela FAPESP - MATERIAIS MULTIFERRÓICOS E FERROELÉTRICOS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA: Síntese, Propriedades,Fenomenologia e Aplicações.

(Processo FAPESP: 2017/13769-1), tem uma bolsa de Doutorado Direto para pesquisas em:

1-) Crescimento e caracterização de monocristais ferroelétricos/piezoelétricos.

Da aplicação e prazos:
A inscrição neste processo seletivo deve ser encaminhada para o seguinte endereço:
No campo “assunto” do e-mail deve constar a referência: Candidato a Bolsa de Doutorado Direto. Os candidatos interessados devem enviar os seguintes documentos (como um único arquivo PDF):
a-) Histórico Escolar completo do seu curso de graduação (incluindo reprovações, quando for o caso);
b-) Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado);
c-) Nome completo e endereço de e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a).

* Encerramento das inscrições: 22/11/2019;
* Escolha do candidato até 06/12/2019;
* Envio para a FAPESP da indicação do candidato: 09/12/2019;
* Início das atividades: março de 2020.

Perfil do candidato:
Desejável formação acadêmica em Física; Química; Engenharia de Materiais;
Engenharia Química ou Bacharelado Interdisciplinar na área de exatas.

Da Bolsa: http://www.fapesp.br/bolsas/dd
Destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o  esenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. A solicitação de bolsa de doutorado direto pode ser apresentada antes do término do curso precedente (graduação) ou quando de passagem do mestrado para o doutorado direto, respeitando-se os prazos definidos pela FAPESP, mas a apresentação dos comprovantes correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na bolsa.
A FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de doutorado, prioriza candidatos que tenham recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração do curso, com excelente histórico escolar e,  referencialmente, com experiência comprovada de estágio de iniciação científica.

Observações:
1-) Para a implementação da bolsa, o candidato selecionado deverá:
a-) Ingressar como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UNIFESP. Há duas formas de ingresso: Processo seletivo tradicional ou
Processo seletivo extraordinário.
extraordinario

b-) Ter a sua indicação como bolsista aceita pela FAPESP.

Dúvidas ou maiores informações:
Prof. Manuel Henrique Lente

Campus Diadema